top of page
Lucifer_e_sua_ambicão.jpg

LÚCIFER E SUA AMBIÇÃO

O Que Realmente o Diabo Deseja

 

Por

WELLINGTON FERNANDES

     Neste livro vou falar de algo, que possivelmente vai incomodar a muitos, pelo fato de talvez, terem uma menção sobre o inimigo de Deus (Satanás). Temos o costume de dizer que o diabo veio para matar, roubar e destruir, pelo fato de saber, que está escrito em João 10v10, uma parábola muito conhecida por todo cristão, porem interpretada de uma forma errada, será que Jesus quando contou essa parábola ele realmente se referia a Satanás (inimigo de Deus)? Para que essa pergunta seja respondida e para entendemos o que, o diabo realmente deseja, vamos entender primeiramente o contexto desta parábola, que foi dita pelo próprio Jesus.

 


Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
(João 10:7-15)

 

Vamos dar ênfase em dois versículos primeiro o versículo 10 observe:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. (João 10:10)

 

Agora o versículo 8:

Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. (João 10:8)

 

Vamos analisar, se no versículo 8, Jesus diz que todos os que vieram antes dele são ladrões e salteadores então não pode ser Satanás, porque Jesus é o início de tudo por Ele foram feitas todas as coisas. Vamos ver alguns versículos para entendimento:

 

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
(Colossenses 1:16,17)

 

 

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis 1:26)

 

 

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. (Apocalipse 1:8)

 

 

E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. (Apocalipse 21:6)

 

 

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. (Apocalipse 22:13)

 

Pronto! Agora entendemos que Jesus é o começo de todas as coisas, agora vamos voltar para o livro de João.

 

 

Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. (João 10:8)

 

Vamos analisar; se Jesus é o começo de todas as coisas, quem poderia vir antes Dele?

A resposta é simples: NINGUÉM

 

 

Então entendemos que a parábola dita por Jesus em João 10, não se refere a Satanás, mas aos falsos profetas e pastores que enganam as ovelhas, porque se Jesus é o princípio de tudo, significa que todos e tudo foi criado pelo Pai, Filho (Jesus) e Espirito Santo, seja anjos que estão a serviço de Deus ou não.

Agora surge outras perguntas: então o que o satanás realmente faz entre nós? e o que ele quer?  Para responder vamos voltar no tempo e conferir alguns livros na bíblia.

 

Vamos para o livro de Ezequiel 28:

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.
Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.
(Ezequiel 28:13-19)

Ezequiel faz uma comparação do rei da Síria e Satanás, dizendo: que ele foi criado e tinha tudo, mas preferiu se desviar enchendo seu coração de iniquidade e ambição pelo trono.

 

 

Agora vamos para o livro de Isaias 14

Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do Norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
(Isaías 14:12-14)

Agora vamos para Mateus 4

Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
(Mateus 4:8-10)

 

O objetivo de satanás sempre foi tomar o lugar de Deus, levantando para si mesmo um trono que seja maior do que o poder de Deus, mas ainda ficou uma dúvida o que Satanás faz entre nós? Para entendemos vamos a outros versículos:

 

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. (1 João 3:8)

O pecado vem de Satanás.

 

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8:44)             

Satanás é o pai da mentira.

 

 

Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!
(Jó 2:4,5)

 

E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.(Zacarias 3:1)
Satanás é o acusador

 

 

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
(Gênesis 3:4,5)

 

E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse. (João 13:2)

Satanás é sedutor

 

 

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.(Mateus 4:1)

Satanás é um tentador

 

E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. (Apocalipse 12:7-9)

Satanás é o enganador

 

 

Agora vamos analisar todo o estudo e chegar a uma conclusão:

Então entendemos que, quando Jesus disse que quem veio para matar roubar e destruir Ele se referia aos falsos profetas, e que ele o próprio (Jesus) é a porta para a salvação e não há outro que possa apascentar as ovelhas ao caminho correto. Mas entenda que, para que uma pessoa venha fazer o mau, ela primeiro tem que ser influenciada, é aonde entra a ação de satanás e seus demônios, assim como foi com Eva no Jardim do Éden. Ela foi influenciada por Satanás a cometer o pecado (desobediência), entenda que, o que o Diabo quer não é levar as pessoas para o inferno ou sofrimento eterno isso é uma consequência para os que cometem erros e não se arrependem verdadeiramente dando ouvidos a Satanás. O verdadeiro objetivo de Satanás sempre foi ter um trono a cima de Deus, porque satanás não aceita que ele é uma criação de Deus, e que Deus é maior que ele. Saiba que Deus nos permite conhecer o caminho do bem e do mal, e Ele diz: escolha o bem, mas cabe a nós decidirmos em que caminho vamos seguir, com lucífer foi o mesmo ele decidiu ser independente de Deus, não aceitando que Deus é o Senhor de tudo, e convenceu muitos anjos que esse pensamento que ele tem é verdadeiro, porque o próprio satanás acredita nisso, e o mesmo ele faz com a humanidade ele quer que o ser humano seja independente de Deus como ele é, e assim, satanás reunirá todos que pensão como ele, para que no fim de tudo, ele possa formar um grande exército para ir contra Deus, mas o Senhor o vencerá para sempre,  veja em apocalipse 20:8-9.

 

Essa é a ambição de Lúcifer o inimigo de Deus.

 e que sejamos sempre leais a nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

bottom of page