top of page

TENHA-TE BOM ÂNIMO

Você pode vencer toda e qualquer luta

 

 

Por

Wellington Fernandes

 Quantas vezes estamos de frente com um certo problema e aos nossos olhos esse problema se torna uma barreira tão grande que pensamos e falamos a nos mesmo que é impossível de atravessar, e com isso o desanimo bate em nossa porta e se instala e nosso coração, e consequentemente quando nem percebemos estamos desanimados de cabeça baixa querendo desistir, não só desse problema, mas de tudo que gostaríamos de conquistar. 

Mas hoje você vai entender que Deus tem uma palavra para o seu coração e que é possível vencer qualquer luta e/ou dificuldade que esteja passando.

 

Vamos ver algumas pessoas citada na Bíblia, que um dia passaram por problemas e que acharam que não teria solução. Mas saiba que o mesmo Deus que agiu na vida dessas pessoas é o mesmo que quer agir na sua, vamos começar falando de um guerreiro chamando Josué.

 

Josué era um homem escolhido por Deus para ser o sucessor de Moisés, um homem valente e decido a alcançar o que foi prometido aos filhos de Israel, homem que caminhou ao lado de Moisés e viu grandes proezas e milagres. Porem agora Moises está nos braços do Senhor, e Deus fala com Josué para que se levante, tome todo aquele povo e passe o rio Jordão para a terra prometida que foi prometida aos filhos de Israel, e Deus deixa bem claro a Josué, que todo lugar que pisar a planta de vosso pé, Deus o dará por direito. A mesma promessa que foi dada a Moisés, agora está com Josué, mas Josué olha para todo aquele povo, uma nação inteira que agora chora e se encontra em luto porque seu líder Moises agora está morto, e possivelmente o único assunto que corria entre os filhos de Israel era o que eles iram fazer sem seu líder Moises, ou seja, o desanimo era o sentimento que estava entre os judeus, e isso afetou o coração de Josué, e ele se encontrou de frente de um problema que aparentemente não poderia resolver.

 

Eu acredito que Josué pensava consigo mesmo, ‘quem sou eu comparado a Moisés para liderar todo esse povo e agora o que vou fazer”

 

Mas Deus vendo Josué em seu estado de desanimo vai de encontro a seu servo e o anima

 

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Josué 1:9)

 

Deus naquele momento anima a Josué, e ele entende que há um Deus que caminha com ele a todo momento.

 

 

Outro fato que acontece na bíblia é com o profeta Elias, que se encontra em um desanimo tão profundo que seu desejo era a morte. Um homem a qual era literalmente conduzido pelo Espirito Santo, fez muitos milagres, um homem que viu uma nação cair de joelhos e proclamar que só o Senhor é Deus, mais de 800 profetas de baal, e outros ídolos falsos foram mortos diante de seus olhos, mas mesmo assim quando Jezabel o ameaça dizendo, “que assim como ele matou os meus profetas eu o matarei”. Elias naquele momento se vê em um problema que a qual desestruturou seu coração fazendo com que ele fugisse.

 

E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
(1 Reis 19:1-4)

Vemos um homem que antes manifestava a gloria de Deus em suas palavras, um homem firme na posição de profeta, e agora esse mesmo homem está fugindo para salvar sua vida, e o interessante é que, enquanto Elias caminhava pelo deserto, Ele olha para o alto e clama a Deus por sua morte, o desanimo chegou tão fundo em seu coração, que a ideia que ele tinha antes, quando fugiu para o deserto de salvar a sua vida agora não faz mais sentido. Mas Deus com sua misericórdia vai de encontro com Elias para o animar.

 

E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.
E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.
Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.
(1 Reis 19:13-18)

 

Essa história leva-nos a entender, que existe um Deus que pode mudar nossa vida, fazer com que entendamos que, todo problema existe uma solução e que Deus está acima de qualquer problema, e que o mesmo Deus que foi com Josué, Elias e, entre outras pessoas relatadas na Bíblia é o Deus quer, e pode e te ajudar a resolver o seu problema.

 

 Eu quero que você entenda que muitas vezes o desanimo é causado pela ausência de Deus, não porque Deus se afasta de nós, mas porque nós por achar que um certo problema e muito grande, então deixamos Deus e suas promessas de lado, assim como o profeta Elias fez naquele momento, não apenas a ausência de Deus que nos prejudica, até a distância de amigos, eu digo amigos daqueles que se dispõem a ajudar com oração e falando aquilo que nós precisamos ouvir e não o que nós queremos ouvir. Muitas vezes achamos que se ficarmos sozinho e se nos isolarmos de tudo e de todos, os problemas vão simplesmente desaparecer, mas te digo que, por tomar essa atitude, é neste momento que o desanimo bate à porta, e cada vez mais ficamos desanimados. Mas o nosso Senhor Jesus Cristo tem uma Palavra para você, assim como Deus foi com Josué e como Elias, Deus é contigo, o Senhor Jesus deixou bem claro sobre as aflições que teríamos no mundo e que podemos vence-las.

 

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16:33)

 

Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
(1 Pedro 4:12,13)

 

Deus está nos dizendo, porque está aflito com tais problemas, Eu sou o Deus que venceu o mundo e sou contigo, e não há problema em que eu não possa resolver, tenha comunhão com seu irmão, não fique sozinho, porque aonde há 2 ou 3 reunidos em meu nome, Eu me faço presente. Então entenda, não há problema que não possa ser resolvido e não há dificuldade maior que Deus, não fique sozinho busque ajuda do céu e tenha comunhão com seus irmãos.

 

 

 

Espero que estas palavras entre em seu coração e faça efeito em sua vida, Jesus te ama!

bottom of page