top of page

OS 9 DONS DO ESPIRITO SANTO

O Mover Dos Dons

 

Por

Wellington Fernandes

Introdução
 

Neste curto livro falarei sobre os Dons do Espirito Santo, mencionado na carta a igreja aos Coríntios. Falarei sobre cada um desses dons, quais são, como buscar, para que serve cada um deles e se todos os cristãos podem adquirir, em uma forma simplificada, mas muito objetiva. Os dons espirituais a qual o Apostolo Paulo menciona em 1ª corintios 12:8-11, é essencial para o Corpo de Cristo. Porem ao dizer em 1ª corintios 1:1“não sejais ignorantes” Paulo faz uma referencia no modo de manifestação (como usar)os dons, ele se referia ao modo incorreto de usalos, ja que a igreja de corintios operava em todos os dons, nos leva a enterder que a ignorancia citada por Paulo não era sobre a existencia, mas sim na maneira em que era usado os dons, então neste livro iremos primeiramente entender qual são esses dons e como devemos usalos e se esses dons são para todos, Também irei explicar sobre transferência de dons, e se é possível, com argumento bíblico.

 

 

INICIO

 

Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.(1ª coríntios 12:1)

 

           

Para entendermos melhor sobre os dons, e o que o Apostolo Paulo quis dizer sobre “não sejais ignorantes” temos que entender que a igreja de coríntios a qual, a carta se refere, tinha pleno conhecimento da existência e da manifestação dos dons ou seja a igreja de coríntios tinha todos os dons operando, mas alguns de forma errada observamos isso quando Paulo diz:

 

 

Por isso, o que fala em língua desconhecida,

ore para que a possa interpretar. (1ª corintios 14:13)

 

e também:
 

E, se alguém falar em língua desconhecida,

faça-se isso por dois, ou quando muito três,

e por sua vez, e haja intérprete.
Mas, se não houver intérprete,

esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo,

e com Deus. (1ªcorintios 14:27-28)

 

            Observamos que esses versiculos é uma exortação a igreja de corintios e que devemos considerar a nós mesmo, devemos ser cautelosos para não cometermos erros ou nos equivocar (no caso dos dons de revelação) que iremos ver mais para frente. Então saiba que os dons é uma manifestação do Espirito Santo com o Homem ou seja a pessoa pode receber uma minifestação correta e fazer uma aplicação errada ou equivocada. Vamos falar  quais são os dons Espirituais observamos os seguinte versiculos

 

Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. (1ª coríntios 12:4)

Esse versículo testifica que há dons espirituais e que existe mais de 1 (um).

 

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. (1ª coríntios 12:4)
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. (1ª coríntios 12:11).
Esses nos testifica que os dons, pode ser adquirido, desde que seja útil.

 

A segui observamos quais são esses dons mencionado a carta aos coríntios,

 

Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria;

e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé;

e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas;

e a outro a profecia;

e a outro o dom de discernir os espíritos;

e a outro a variedade de línguas;

e a outro a interpretação das línguas. (1ª coríntios 12:8-11)

 

 

Agora que sabemos quais são esses dons e que devemos usa-los de forma correta e simplificada, vamos estudá-los de uma maneira simples para que você entenda. No total são 9 dons, são eles: Palavra de Sabedoria, Palavra de Conhecimento, Discernimento de Espirito, Fé, Maravilhas (milagre), Cura, Profecia, Variedade de Línguas e interpretação de Línguas, então vou dividi-los em categoria para ficar mais simples de entender,

 

 

Primeira categoria chamaremos de Dom de Revelação, são eles:

Palavra de Conhecimento
Palavra de Sabedoria

Discernimento de Espíritos
 

Segunda categoria chamaremos de Dom de Poder, são eles:

Dom da Fé

Operação de Milagres

Dom de Cura

 

Terceira categoria chamaremos de Dom da Fala, são eles:

Profecia

Variedade de Línguas

Interpretação de Línguas

 

 

Agora observe a imagem:

 

 

 

Note que, em 1ª coríntios 14:26 o Apostolo Paulo menciona a palavra Revelação veja:

 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

Saiba que, a palavra revelação que Paulo cita, não é um dom, mas uma categoria de dons ou seja não existe um 10ª (decimo) dom chamado de revelação, o que existe é uma categoria de dons de revelação, a qual observamos no quando a cima. Pronto! Agora sabemos quais são os dons, e em qual categoria eles estão, vamos compreende-los. Lembre toda manifestação Espiritual vem do Espirito Santo em junção com o homem, ou seja, nem o Espirito Santo nem o homem vai agir sozinho, logo entendemos que pode acontecer de haver uma revelação correta porem uma a execução errada. Falarei disso depois.

CATEGORIA DONS DE REVELAÇÃO

Capitulo 1.1

 

 

Começaremos pela categoria dos DONS DE REVELAÇÃO:

 

PALAVRA DE CONHECIMENTO também conhecida como PALAVRA DA CIÊNCIA
(1ª coríntios 12:8), este dom é quando Deus revela algo a qual o homem natural não enxerga, algo que somente Deus pode nos mostrar, um exemplo para que possa entender, seria uma pessoa com uma doença a qual ninguém saiba, nem mesmo a própria pessoa, então a revelação vem por meio de uma palavra de conhecimento dizendo que Deus está o curando de uma Doença,(a comprovação vira por exames medidos), também percebemos esta manifestação do Espirito Santo, quando Deus se manifesta em curar alguém com problemas psicológicos como depressão, a causa da depressão é algo difícil de ser diagnosticada então Deus mostra por revelação (PALAVRA DE CONHECIMENTO) a causa do problema e logo vem a libertação. Este dom não se manifesta apenas em causas de doenças ocultas, Ela se manifesta também para revelar algo que Deus quer mostrar ao homem, acontecimentos em épocas presentes que estão ocultas, exemplo seria sobre o Profeta Eliseu em 2ª Reis 6:8-12 vamos ler:

 

E o rei da Síria fazia guerra a Israel; e consultou com os seus servos, dizendo: Em tal e tal lugar estará o meu acampamento.
Mas o homem de Deus enviou ao rei de Israel, dizendo: Guarda-te de passares por tal lugar; porque os sírios desceram ali.
Por isso o rei de Israel enviou àquele lugar, de que o homem de Deus lhe dissera, e de que o tinha avisado, e se guardou ali, não uma nem duas vezes.
Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, chamou os seus servos, e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel?
E disse um dos servos: Não, ó rei meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir.


a manifestação do dom do conhecimento, vem por meio de uma revelação aonde as tropas inimigas estavam, observe que esta frase citado no versículo 12, “faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas no teu quarto de dormir”, as palavras que o rei da Síria dizia somente quem estava com ele poderia saber, eram palavras ocultas para outras pessoas, então Deus traz o conhecimento ao Profeta Elizeu e por uma Palavra de Conhecimento ele avisa ao Rei de Israel aonde as tropas estariam, outro exemplo bíblico do dom da Palavra de conhecimento acontece em Atos dos apóstolos, quando um certo homem chamado Ananias que tentou enganar os Apóstolos, mas por uma Palavra de conhecimento através do Apostolo Pedro Deus o fez saber o que se passava no coração e o que Ananias tinha feito. Observe o versículo:

 

Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram
. (Atos: 5:1-5)

 

Conclusão: Palavra de Conhecimento é a revelação de uma parte do conhecimento de Deus. Esta revelação vem por meio de visões incluindo sonhos e testemunho interior, saiba que este tipo de revelação nem sempre faz sentido na mesmo hora, mas no momento em que vivemos ou presenciamos uma determinada situação aí sim, a revelação fará todo sentido.

Você pode testificar isso em Atos 10: 9-16 mostra que Pedro tem uma revelação, mas só entenderá depois.

 

 

 

 

 

 

Capitulo 1.2

 

PALAVRA DE SABEDORIA (1ªcorintios 12:8), para começar a falar deste dom, primeiro você tem que saber que Palavra de Conhecimento (capitulo1.1), e Palavra de Sabedoria tem a manifestação Espiritual, a única diferencia é que a Palavra de Sabedoria vem de uma revelação seguida de um conselho sábio. Agora vamos distinguir Palavra de Sabedoria de Sabedoria, vamos entender o que é, o se são a mesma coisa.

 

 ‘Sabedoria é o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sabia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A Sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão, e pode ser dado a qualquer um como é citado em Tiago 1:5 veja:

 

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

outro exemplo de sabedoria que as pessoas se confundem muito, é a do Rei Salomão, a sabedoria que ele possuía não era o Dom da Sabedoria, como muitos acham e até mesmo fazem ministrações sobre o assunto, o que ele tinha era sabedoria para reinar, Ele até poderia se manifestar neste Dom, mas a sabedoria que conhecemos a qual Salomão tinha era sabedoria humana, e assim como Apostolo Tiago fala, Salomão pede a Deus está sabedoria vamos ver:

 

E em Gibeom apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.
E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
(1ª Reis 3:5-12).


 


     A sabedoria do Rei Salomão, é manifestada em sua forma de reinar, um exemplo desta manifestação é quando o Rei se ver diante de 2 (duas) mulheres brigando por uma criança, veja o exemplo de sabedoria

 

Então vieram duas mulheres prostitutas ao rei, e se puseram perante ele.
E disse-lhe uma das mulheres: Ah! senhor meu, eu e esta mulher moramos numa casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.
E sucedeu que, ao terceiro dia, depois do meu parto, teve um filho também está mulher; estávamos juntas; nenhum estranho estava conosco na casa; somente nós duas naquela casa.
E de noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
E levantou-se à meia-noite, e tirou o meu filho do meu lado, enquanto dormia a tua serva, e o deitou no seu seio; e a seu filho morto deitou no meu seio.
E, levantando-me eu pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando pela manhã para ele, eis que não era meu filho, que eu havia tido.
Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Porém esta disse: Não, por certo, o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.
Então disse o rei: Esta diz: Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não, por certo, o morto é teu filho e meu filho o vivo.
Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei.
E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo; e dai metade a uma, e metade a outra.
Mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! Senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o.
Então respondeu o rei, e disse: Dai a esta o menino vivo, e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe.
E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.
(1ª Reis 3:16-28)

 

Essa era a sabedoria que Salomão pediu a Deus e que foi concedida.

 

 

 

 

 

 ‘Palavra de Sabedoria’ tem como característica de predição (revelação de coisas que ainda não aconteceram), esse Dom sempre vem seguido de um Conselho sábio (por meio de visão ou testemunho interior).

 Vamos aos exemplos:

 

 

E Faraó disse a José: Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas.
E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó.
Então disse Faraó a José: Eis que em meu sonho estava eu em pé na margem do rio,
E eis que subiam do rio sete vacas gordas de carne e formosas à vista, e pastavam no prado.
E eis que outras sete vacas subiam após estas, muito feias à vista e magras de carne; não tenho visto outras tais, quanto à fealdade, em toda a terra do Egito.
E as vacas magras e feias comiam as primeiras sete vacas gordas;
E entravam em suas entranhas, mas não se conhecia que houvessem entrado; porque o seu parecer era feio como no princípio. Então acordei.
Depois vi em meu sonho, e eis que de um mesmo pé subiam sete espigas cheias e boas; E eis que sete espigas secas, miúdas e queimadas do vento oriental, brotavam após elas.
E as sete espigas miúdas devoravam as sete espigas boas. E eu contei isso aos magos, mas ninguém houve que me interpretasse.
Então disse José a Faraó: O sonho de Faraó é um só; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó.
As sete vacas formosas são sete anos, as sete espigas formosas também são sete anos, o sonho é um só.
E as sete vacas feias à vista e magras, que subiam depois delas, são sete anos, e as sete espigas miúdas e queimadas do vento oriental, serão sete anos de fome.
Esta é a palavra que tenho dito a Faraó; o que Deus há de fazer, mostrou-o a Faraó.
E eis que vêm sete anos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egito.
E depois deles levantar-se-ão sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra;
E não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que haverá depois; porquanto será gravíssima.
E que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque está coisa é determinada por Deus, e Deus se apressa em fazê-la.
Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito.
Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura,
E ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem.
Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome.
E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos.

(Gênesis 41:15-37)

Agora vamos analisar o a manifestação do Dom da Sabedoria

1-Revelão: 7 anos de fartura e 7 anos de fome.

2-Conselho: escolher um homem sábio para administrar os alimentos do Egito, recolhendo e armazenando a quinta parte do que for produzido durante a fartura.

 

No Novo Testamento, também temos exemplos desta manifestação;

 

E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:
Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:
Depois disto voltarei,e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo.
Para que o restante dos homens busque ao Senhor,e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado,diz o Senhor, que faz todas estas coisas,
Conhecidas sào a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.
Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.
Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.
Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
(Atos 15:13-29)

 

Você vai perceber que é uma manifestação do Dom da Sabedoria no versículo 28, “percebeu bem ao Espirito Santo...”

 

Vamos analisar:

1-Revelação: não por dificuldades aos Gentios que estão se convertendo.

2-Conselho: escrever uma carta passando algumas orientações.

 

Outro exemplo que podemos ler na bíblia deste Dom, acontece em Atos 27:10, Quando Paulo é mandado para Itália. 

 

 

Conclusão: Palavra de Sabedoria é quando o Espírito Santo usa alguém para transmitir uma revelação seguida de um conselho sábio.

 

 

Capitulo 1.3

 

Dom de Discernimento (1ª coríntios 12:10), é a consciência do mundo Espiritual, onde é possível ter a percepção do Sobrenatural, muitos acham que este Dom serve apenas para ver Demônios, mas também nos permite enxergar, não somente Demônios, mas também Anjos do Reino de Deus, vamos aos exemplos:

 

Apostolo Paulo vê um Anjo;

Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo. (Atos 27:23-24)

 

Profeta Elizeu, ora para que o moço veja cavalos e carros de fogo entre eles;

E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
(2 Reis 6:16-17)

 

O Rei Davi contempla um Anjo entre a terra e o céu;

E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do Senhor, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então Davi e os anciãos, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos. (1 Crônicas 21:16)

 

Este Dom também, se manifesta em discernir Falsos Profetas;

Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.
  (1ª João 4:1-2)


 

 

 

 

Finalização: o Discernimento de Espirito é um Dom para discernir Espíritos com a capacidade de ver visualmente Anjo e/ou Demônios.

 

 

Categoria dos Dons de Poder

 

Capitulo 2.1

 

 

Dom Da Fé (1ª coríntios 12:9), saiba que ‘Fé’ e ‘Dom da Fé’, não são a mesma coisa, vamos entender;

 

Exemplos de Fé;

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17)

           
Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo. (Judas 1:20)

 

Disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. (Lucas 17:6)


         Essa Fé, todos podem ter, porque para todo aquele que crê, isso vai servir de um canal para emanar a Fé da pessoa. Já o Dom da Fé, ao contrário da Fé sobre aquele que crê, não é dado a todos, é uma Fé especial, observamos esse Dom, no livro de Daniel, vejamos:

 

           

            Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei.
Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?
Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.
Então estes homens foram atados, vestidos com as suas capas, suas túnicas, e seus chapéus, e demais roupas, e foram lançados dentro da fornalha de fogo ardente.
E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego.
E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.
Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.
Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.
Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.
E reuniram-se os príncipes, os capitàes, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.
Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus.
Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.
Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de babilônia.

(Daniel 3:12-30)

 

Entenda que o Dom da Fé, sempre vai se manifestar para promover o Reino De Deus, ou seja quem manifesta este Dom, estará em uma vitrine para que o Reino De Deus seja glorificado, observe no final do texto acima, que o Próprio Rei Nabucodonosor admite o poder de Deus. 

 

 

“ Para ter o Dom da Fé é necessário ter Fé, mas para ter Fé não é necessário ter o Dom da Fé “  Wellington Fernandes.

 

 

Conclusão: a Fé que emana de nossa crença, pode ser plantada e regada para crescer. Já o Dom da Fé, é um complemento entre o nível de Fé que temos, com a manifestação do Espirito Santo para alcançar o milagre, entretanto, não é um milagre para o bem próprio, mas sim para o Reino de Deus, para que Ele seja exaltado, reconhecido e Glorificado.
 


 

 

 

 

 

 

 

Capitulo 2.2

 

 

Dom de Maravilhas e Dom de Cura (1ª coríntios 12: 9-10), serei breve na explicação desses Dons, pois os dois operam como ‘Milagre’, com apenas uma diferencia ‘a intervenção na saúde, seja física, mental ou espiritual’, vamos aos exemplos:

           

 

 

 

Exemplos de Milagres sobre o Dom de Maravilhas;

            Êxodo 14:21- Moises abrindo o mar (Milagre não cura).
           
Josué 10:12,13 – Josué parando o tempo (Milagre não cura).

            João 2:7-9 – Jesus transforma água em vinho (Milagre não cura).

            Mateus 14:13-21 – A multiplicação de pães e peixes (Milagre não cura).

            Atos 9:36-41 – Pedro ressuscita Dorcas (Milagre não cura).

            Atos 20:7-12 – A ressureição de Êutico em Trôade (Milagre não cura).

 

 

 

Exemplos de Milagres sobre o Dom de Cura;

            2ª Reis 5:10-14 – A cura de Naamã (Milagre com Cura).

            João 9:1-7 – A cura do cego de nascença (Milagre com Cura).

            Atos 3:3-6 – A cura do cego no pátio do templo (Milagre com Cura).

 

 

Conclusão: todo aquele que tem Fé em Cristo, pode operar nos Dons de Milagre, acredito que em algum momento de nossa vida Espiritual com Deus, podemos em algum manifestar esses Dons, entretanto alguns são ungidos especialmente para esse mover. 

 

 

 

 

Categoria dos Dons da Fala

 

Capitulo 3.1

 

Dom da Profecia (1ª coríntios 12:10), primeiro vamos destacar que, Dom da profecia não é o mesmo que Ministério do Profeta abordado em Efésios 4:11 e 12 veja:

 

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.

 


Ministério do Profeta é um oficio, um serviço ao nosso Senhor. Quem exerce o Ministério do Profeta, transmite uma palavra de Deus, e para isso pode fluir em outros Dons, além do ‘Dom da Profecia’ como por exemplo os ‘Dom da revelação’, exemplo:

 

E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. (Números 12:6)
 


Temos que entender também, a diferença de ‘Dom de Profecia’ e ‘Ato de Profetizar’. O Ato de Profetizar é declarar que algo aconteça, uma fala inspirada que pode ser utilizado por todo cristão, nossa palavra tem poder e podemos movimentar o Mundo Espiritual.

 

Ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. (Ezequiel 37:9)

 

A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. (Provérbios 18:21)
 

Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.
Prata escolhida é a língua do justo; o coração dos perversos é de nenhum valor.
Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento.
(Provérbios 10:19-21)

 

Então nossa língua tem poder, e com isso entendemos que o Ato de profetizar não é um Dom, mas sim uma inspiração de nosso coração, trazendo afeito ao mundo real e/ou Espiritual, através de nossas palavras, seja para abençoar ou não.

 

Agora vamos entender o Dom de Profecia;

 

Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. (1 Coríntios 14:3)       

 

Assim como os outros Dons, esse Dom também depende da interação entre o Espirito Santo e o homem. O homem receberá uma inspiração sobre o que falar e para quem falar, no entanto muitas vezes temos dúvidas se vem do Senhor ou não, e para aprendermos a distinguir isso e operar este Dom, precisamos colocá-lo em pratica.

 

Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. (1ª Coríntios 14:310)
 

Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. (1ª Coríntios 14:12)

 

Entenda que por ser uma inspiração Divina em junção com o Homem, pode ocorrer uma revelação correta com uma execução errada ou equivocada, O Apostolo Paulo nos orienta a julgarmos as profecias, (Profecias NÃO o Profeta),

 

Não desprezeis as profecias.

Examinai tudo. Retende o bem. (1ª Tessalonicenses 5:20,21)

 

E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. (1ª Coríntios 14:29)

 

 

Saiba que a Profecia nunca deve guiar o cristão, o cristão deve ser guiado pela palavra de Deus, se a profecia for preditiva o julgamento virá a acontecer com o tempo, se vier do Senhor irá se cumprir.

 

 

Conclusão: Para evitar erros e frustrações, devemos simplificar o agir de Espirito Santo, em uma profecia, não precisamos dizer: ‘Assim diz o Senhor...’ podemos dizer que estamos com uma certa impressão e perguntar se faz algum sentido para a pessoa a qual está sendo entregue a profecia.

 

 

 

Capitulo 3.2

 

Variedade e Interpretação de Línguas (1ª coríntios 12:10), vamos entender o que é o falar em Línguas, se devemos falar, quando devemos falar e porque falar? Essa é uma dúvida de muitos cristãos, um dia perguntei ao Senhor, ‘Por que vou falar em línguas se eu não entendo o que estou falando’, e a resposta me foi concedida. Mas antes de responder a estas perguntas vamos entender o falar em línguas veja a imagem que fiz para simplificar este estudo.

 

 

 

 

 

 

Observe que, o falar em línguas pode ser dividido em 3 categorias; linguagem de oração, Dom de Variedade de Línguas e sinal aos incrédulos.

 

 

A linguagem de oração serve como uma linha direta com Deus, ou seja, não é para ninguém entende, nem mesmo o próprio homem que fala.

Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

(1 Coríntios 14:2)
 

Devo falar em línguas, mesmo sem entender?

Sim, e devemos ter esse tipo de oração, como uma oração continua, por que a oração em línguas vai edificar o próprio homem que fala, ou seja, vai servi para turbinar a nossa fé e para termos mais confiança na hora de executar os dons do Espirito Santo, e para edificação própria a oração em línguas tem que ser falada a si mesmo, uma oração entre você e Deus e mais ninguém.

O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo... (1 Coríntios 14:4)

 

Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. (1 Coríntios 14:28)

 

 Agora entendemos que a linguagem de oração é uma edificação pessoal quando o homem pala com Deus em particular.

 

 

 

Sinais aos incrédulos, é uma oração que inclui uma terceira pessoa, que vai entender a oração em línguas como se fosse a língua dele mesmo. Vamos aos exemplos:

De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis...

(1 Coríntios 14:22)

 

Vamos observar o Sinal aos Incrédulos no texto que fala sobre o Dia de Pentecoste em Atos

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
(Atos 2:1-8)

  • Todas as formas de falar em línguas, são uma forma de linguagem sobrenatural

Obs.:  Variedade de línguas e interpretação, não aconteceram no Velho Testamento, apenas no novo Testamento.

 

  • Linguagem de oração: está disponível ao homem quando ele quiser (só precisa receber o batismo do Espirito Santo);

  • Variedade de línguas: o Espirito Santo impulsionará o homem a falar (só acontece quando haverá a interpretação); e

  • Interpretação:  o Espirito Santo impulsionara o homem a interpretar a variações de línguas (para edificação da igreja). Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar. (1 Coríntios 14:13)

 

Conclusão: Portanto, se for falar em línguas e não haja interprete, fale baixo, com Deus e consigo mesmo (Linguagem de oração, serve para edificação pessoal), ou se for falar em público (Dom de variedade de Línguas), apenas fale 2 ou 3, mas que tenha um interprete (Dom de interpretação, serve para edificação da igreja ou de uma terceira pessoa).

 

 

 

Capitulo 4.1

 

Transferência de Dons ou compartilhamento

 

    Vou dar um pequeno ensino sobre este assunto que está sendo discutido muito nos últimos anos, referente a transferência de Dons. Nas cartas aos Romanos no capitulo1 e no versículo 11, o Apostolo Paulo fala a igreja de sobre compartilhamento de Dons para que a igreja seja fortalecida, há versões diferentes na bíblia, mas o significado é o mesmo, vamos observar.

 

Versão traduzida: Ferreira de Almeida diz:  

Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados. (Romanos 1:11)

 

Versão NVI diz:

Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalece-los, isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pele Fé. (Romanos 1:11)

 

Note que a palavra compartilhar e comunicar tem o mesmo sentido final, vamos entender;

 

Comunicar,  substantivo feminino

Ação ou efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimento, mensagens etc., buscando compartilhar informações.  Fonte: (Dicionário Aurélio e Dicio on line )

 

 

Compartilhar é sinônimo de: aquinhoarcompartirpartilharquinhoarcomparticiparrepartirdistribuir Fonte: Dicionário Aurélio e Dicio on line )

 

Agora que sabemos que compartilhar e comunicar terá o mesmo sentido final vamos voltar ao assunto:

Compartilhar deriva de uma palavra Grega cujo o significado é o mesmo que dar, tornar possível;

Dom, vem do original carisma a mesma palavra usada por Paulo para descrever os dons Espirituais em 1ª coríntios 12.

Já que o Apostolo Paulo diz a respeito de transferência de dons, vamos as referências citada na bíblia:

 

Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. (1 Timóteo 4:14)

Paulo fala sobre uma transferência de dom pelas mãos do presbitério.

 

Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos. (2 Timóteo 1:6)

Paulo fala sobre o dom que foi transferido e não está sendo usado.

 

O Apóstolo Paulo sabia que pela imposição de mãos a unção poderia ser transferida assim como os dons do Espírito Santo ministrados à outra pessoa.

Timóteo recebeu o dom do Espírito Santo através da imposição de mãos do Apostolo Paulo, seu pai na fé.

Pedro também tinha essa consciência quando disse ao paralítico na porta formosa: “Não tenho ouro e nem prata, mas o que tenho te dou, levanta e anda em Nome de Jesus. ”

 

Agora no velho testamento:

Moisés também aprendeu esta lição quando Deus “tirou” do espírito que estava sobre ele e repartiu com 70 anciões para ajudá-lo a conduzir a obra de Deus.

Jesus, ungiu 70 e enviou-os a curar doentes e expulsar demônios em Nome de Jesus e eles voltaram felizes (Lc 10:19- 20).

Elias liberou sobre Eliseu a capa e este saiu a operar no mesmo poder e virtude de Elias. (2 Reis 2:9)

 

 

Conclusão: Com base bíblica, existe, e é, possível a transferência de dons, creio eu que, para receber um certo dom através de transferência, a pessoa tem que querer e estar em uma busca constante, e mostrar em seu coração que o dom vai ter útil, pois em 1ª coríntios 12:11, diz que o Espirito Santo distribui os dons conforme Ele quer, então para que o Espirito do senhor te conceda algum dom, busque e mostre a Ele que você o quer para glorificar o Reino de Deus.

 

 

 

 

 

© Copyright 2020 por Wellington Fernandes

bottom of page